Início / Novidades / Notícias / Seides capacita assistentes sociais sobre Saúde Mental e Drogadição

Seides capacita assistentes sociais sobre Saúde Mental e Drogadição

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) promoveu nesta sexta-feira, 1º, uma oficina de capacitação sobre Saúde Mental e Drogadição para técnicos que atuam nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Sergipe.  A iniciativa integra o ‘Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas’ lançado pelo Governo do Estado em junho de 2010.

O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria, e contou com a palestra do médico psiquiatra e professor da Universidade Federal de Sergipe, Antônio Souza Lima Júnior. Segundo a coordenadora da Proteção Social Especializada da Seides, Cláudia Itatiana Santos, o encontro pretende subsidiar os profissionais da assistência sobre o processo que acomete os usuários de substâncias psicoativas.

“Essa oficina pretende levar informações para os técnicos dos CREAS municipais e faz parte de uma capacitação continuada que já vinha sendo executada pela Seides. Em 2011 as capacitações serão reforçadas, haja vista o aumento do número de CREAS no Estado. Antes contávamos com 13 equipamentos, hoje temos 36”.

Segundo o médico Antônio Souza, a ligação entre a Saúde e a Assistência Social é fundamental para elevar os índices de recuperação de pacientes. “Os assistentes sociais estão na comunidade presenciando a realidade dos usuários de substâncias psicoativas. Dessa forma, o encaminhamento do paciente para um tratamento adequado acontece de maneira exitosa”.

O coordenador do Comitê Gestor do Plano Estadual de Combate ao Crack e outras Drogas, Carlos Formiga destacou a importância de articulações entre ações das Secretarias do Governo no combate às drogas. “Outras Secretarias Estaduais também  são responsáveis por cumprir ações estabelecidas dentro do Plano Estadual. O Governo de Sergipe está mobilizado para combater o uso do crack e de outras drogas”.

Participaram da capacitação os técnicos dos CREAS de Poço Redondo, Porto da Folha, Canindé de São Francisco, Monte Alegre, Aquidabã, Nossa Senhora das Dores, Japoatã, Propriá, Santana dos São Francisco, Capela, Lagarto, Poço Verde, Riachão do Dantas e Laranjeiras.

Fonte: Site Seides

About cress_sergipe

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *

Scroll To Top