GESTÃO DO CRESS/SE AVANÇA EM NEGOCIAÇÃO COM TRABALHADORES DO REGIONAL

Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 09/05, uma importante reunião envolvendo a gestão do CRESS/SE e o representante do Sindicato dos Servidores dos Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional nas Entidades Coligadas e Afins de Sergipe (SINDISCOSE) para tratar sobre o acordo coletivo dos funcionários do CRESS/SE, dando continuidade a uma série de reuniões que já vinham sendo realizadas em meses anteriores.

ft 2
Reunião entre gestão e representação sindical celebra acordo coletivo entre o CRESS/SE e seus funcionários

A gestão do CRESS/SE foi representada pelos conselheiros do Regional, através de sua Presidente, Ana Paula Leite Nascimento, do 1º Secretário Júlio César Lopes de Jesus e das conselheiras fiscais, Itanamara Guedes Cavalcanti e Ingredi Palmieri Oliveira. Como representante dos/as trabalhadores/as do Conselho, esteve presente o presidente do SINDISCOSE, Jefferson Santos. A reunião contou ainda com a participação da funcionária e agente fiscal do CRESS/SE, Lilian Silva e do Assessor Jurídico do Regional, João Carvalho.

A reunião ocorreu de forma democrática, onde os conselheiros do CRESS/SE, após avaliar as condições econômicas e administrativas do Regional, responderam às cláusulas propostas pelo SINDISCOSE, indicando quais propostas o conselho poderia se comprometer em realizar e quais o Regional ainda não poderia viabilizar, em virtude das particularidades do CRESS. Houve consenso e avanço em uma série de propostas formuladas pelo conselho de classe dos funcionários do CRESS/SE, a exemplo da fixação da data base com início em 1º de janeiro de 2014 e término em 31 de dezembro de 2014; reajuste de 7,0% (acima da inflação) para todos os funcionários, retroativo a janeiro de 2014; avanços na definição de critérios para horas extras; abono de acompanhamento de parentes de primeiro e segundo grau em caso de procedimentos de saúde; licença paternidade; fornecimento de informações de lotação, cargo e função dos funcionários no Regional; disponibilidade de espaço em quadro de aviso para o SINDISCOSE; aprovação de licença com vencimentos para participação em congressos e cursos do SINDISCOSE e FENASCERA (Federação Nacional dos Servidores das Autarquias de Fiscalização do Exercício Profissional); folga dentro do mês em razão do aniversário do funcionário; dentre outros avanços firmados entre o Conselho e o SINDISCOSE para o ano de 2014. Algumas outras propostas do sindicato, que diziam respeito a Plano de Carreira dos funcionários, foram remetidas a estudos que serão iniciados ainda em 2014 pela nova gestão do CRESS/SE.

ft 1

Outras iniciativas da atual gestão foram elogiadas pelo representante dos trabalhadores, a exemplo da melhoria significativa nas condições de trabalho (com a mudança para a nova sede); bem como o fato do CRESS/SE já reconhecer o direito às 30 horas de jornada semanal de trabalho para todos os seus funcionários (um dos primeiros do Brasil) e; a extensão (de 04 para 06 meses) do tempo de salário maternidade para as funcionárias. Para o presidente do SINDISCOSE, Jefferson Santos, “apesar de não terem sido alcançadas todas as propostas que realizamos, houve um ganho significativo no estabelecimento do acordo coletivo junto à gestão do CRESS/SE, que soube conduzir o processo de negociação de forma lúcida e respeitando os direitos dos seus trabalhadores. Acreditamos que este é um momento importante para os funcionários do Conselho e agradecemos a sua gestão pelo compromisso demonstrado em avançar nestas negociações”.

Para a conselheira presidente, Ana Paula Leite, “a gestão do CRESS/SE fica satisfeita em poder viabilizar os direitos dos/as trabalhadores/as do Regional, dentro da capacidade orçamentária do Regional que, em virtude do zelo da gestão com as suas contas, pode avançar mais na garantia de algumas conquistas aos seus funcionários. Alguns assuntos esbarraram no fato do CRESS/SE estar em processo de mudança de gestão e, neste sentido, há que se pensar nas implicações de decisões tomadas hoje que possam interferir na gestão que se inicia no próximo dia 15 de maio de 2014”.

A Gestão “Unir Forças para Avançar nas Lutas” (2011/2014) do CRESS/SE reconhece a importância e empenho dos funcionários do Regional e agradece a todos/as pelos três anos de parceria, cooperação e construção coletiva em busca de melhorias para o CRESS/SE, para o Serviço Social e para os/as profissionais inscritos em nosso Conselho. Esperamos que ainda mais conquistas possam ser alcançadas nos próximos anos.

CRESS/SE: Gestão “Unir Forças para Avançar nas Lutas” (2011/2014)