CRESS/SE participa de Oficina Regional de Graduação e Pós Graduação da ABEPSS

01 O Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região – Sergipe (CRESS/SE) participou, entre os dias 05 a 07 de outubro, da Oficina Regional de Graduação e Pós Graduação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) – Regional Nordeste. O evento, que aconteceu na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, reuniu assistentes sociais, discentes e docentes de campo do Serviço Social de universidades de todos os Estados nordestinos.

A professora Clariça Ribeiro, membro da Direção Regional Nordeste da ABEPSS, explica que a iniciativa representam um momento e um espaço fundamental para a articulação e reflexão política e acadêmica entre as diversas unidades de formação acadêmica, proporcionando, além do aprofundamento de temas candentes à formação profissional em Serviço Social, o estímulo de várias frentes, como a abertura de novas parcerias institucionais, o intercâmbio de pesquisas e pesquisadores, o diálogo com as representações de Área, dentre outras. “Em cada região do país, as Oficinas Regionais estimulam a reflexão e aprofundamento das temáticas centrais presentes na conjuntura brasileira que atingem a formação graduada e pós-graduada em Serviço Social”, apontou Clariça.

IMG-20151008-WA0001

Débora Rodrigues, conselheira que representou o CRESS/SE no encontro, contou que as atividades apontaram para a realidade dos cursos de Serviço Social no Nordeste, abrangendo a graduação e a pós graduação e destacou que os temas debatidos são fundamentais para a formação profissional em Serviço Social. “O evento nos possibilitou a reflexão sobre os contornos da política de educação superior e seus rebatimentos para os cursos de Serviço Social”.

“Com certeza os debates aqui fomentados irão balizar o fortalecimento da formação em nossa região e em cada Estado, com vistas à luta por melhorias na educação superior por meio da organização da nossa categoria e das entidades, a exemplo do CRESS/SE”, avaliou, reafirmando o compromisso da Comissão de Formação Profissional do CRESS SE no sentido de fortalecer os debates sobre a formação e contribuir com a categoria.

Entre as tantas atividades ricas em conteúdo e debates, Débora destacou o “Fórum de Estágio”, realizado pelas professoras Márcia Iara (UFAL) e Josiane Soares (UFS/CFESS), quando foram realizadas inflexões acerca da relação entre estágio supervisionado e os projetos de extensão nas unidades formadoras, bem como seus desafios, dificuldades e limites. Outra atividade que chamou a atenção da conselheira foi o “Fórum de Pós Graduação”, coordenado pelas professoras Ana Elizabete Mota (UFPE) e Adriana Torres (UFAL). “Neste espaço, foi bastante discutida a conjuntura das pós graduações no Brasil, as exigências produtivistas numa lógica mercadológica em detrimento do incentivo à qualidade dos cursos”, comentou.

A Estudante de pós graduação do curso Direitos Infantojuvenis no Ambiente Escolar da Universidade Federal de Sergipe (UFS) tem acordo com a avaliação da representante do CRESS/SE. Para ela, espaços como a oficina da ABEPSS permitem o aprendizado e o exercício da capacidade de organização política, além da convivência com colegas discentes e docentes. “A oportunidade de refletir a partir da opinião qualificada sobre o Ensino Superior, sobre o estágio – momento fundamental da formação profissional tendo como substrato experiências diversas, mas submetidas aos limites da sociedade capitalista é imprescindível para a construção coletiva de estratégias anticapitalistas”, opinou, chamando a atenção para a necessidade de enriquecer o debate com movimentos sociais e usuários das Políticas Públicas.