Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

CRESS/SE REALIZA CERIMÔNIA DE ENTREGA DO TROFÉU AMY ADELINA EM NOITE DE MUITA EMOÇÃO

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Na noite da última quarta-feira, 14 de maio, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região – Sergipe (CRESS/SE) realizou a 2ª Edição do Prêmio CRESS/SE em Defesa e Valorização do Serviço Social, com a entrega do troféu Amy Adelina 2014.

IMG_6219

A cerimônia foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) e contou com a presença de autoridades, profissionais, parentes e amigos dos homenageados da noite. Mais do que o reconhecimento de profissionais, pessoas e entidades, o Prêmio é um reconhecimento pelo esforço e dedicação dos mesmos por uma sociedade melhor e pela busca pela defesa de direitos. As homenagens fazem parte das comemorações alusivas ao Dia do/a Assistente Social, comemorado anualmente em 15 de maio, marcando e reconhecendo a trajetória daqueles/as profissionais de diversas áreas e que, de alguma forma, contribuíram para valorizar e fortalecer o Serviço Social no estado de Sergipe e, consequentemente, no Brasil.

A solenidade foi iniciada com a fala da presidente do CRESS/SE, Ana Paula Leite Nascimento, que manifestou sua satisfação e emoção em perceber a importância e grandeza deste momento, bem como, por observar que o Prêmio já se tornou uma referência e já tem apresentado frutos bastante significativos, na defesa e valorização do Serviço Social, dos profissionais, na defesa de direitos e dos usuários em Sergipe. “O Prêmio e o troféu Amy Adelina marcam a história do Serviço Social porque, além de tudo, recebe o nome de uma mulher e profissional que foi e é referência em sua área de atuação, não só em Sergipe, mas no Brasil. Este é mais um ato de reafirmação e valorização da nossa profissão”, destacou Ana Paula Leite.

IMG_6241
A professora Maria Helena Cruz discursa sobre Amy Adelina durante cerimônia de premiação.

Como tradicionalmente ocorre, para que as pessoas presentes saibam e/ou recordem da assistente social e professora Amy Adelina Coutinho de Faria Alves, foi lido pela professora Doutora Maria Helena Santana Cruz – a qual foi aluna, colega de trabalho e amiga de Amy Adelina – falou, de forma bastante aprofundada, com um cuidado peculiar de pesquisadora, acerca da pessoa e profissional Amy Adelina. “Ela é uma figura inesquecível, que sempre possuiu amizades sólidas e fecundas. Zelosa com as pessoas e sempre humilde nas palavras e ações, defendeu o que é justo e correto, sempre com uma postura ética. Enquanto profissional do Serviço Social, a munição intelectual foi sua arma”, frisou Maria Helena Cruz, em um dos trechos de seu discurso.

Após o pronunciamento, foi a vez de homenagear a família de Amy Adelina, representada por seus filhos, Silas, Martha e Mirim Faria, os quais receberam um boque de flores das mãos da presidente do CRESS/SE, a assistente social Ana Paula Leite. Falando pela família, a filha de Amy Adelina, Miriam Faria, registrou a emoção de ter neste troféu o nome da sua mãe, por tudo que ela foi e fez para o Serviço Social em  Sergipe e no Brasil. Elogiou a professora Maria Helena Cruz pelo valor histórico e simbólico de seu profundo e zeloso discurso sobre sua mãe, finalizando sua fala com um profundo agradecimento ao CRESS/SE por esta ideia e pela homenagem que o conselho proporciona à memória de sua mãe, a assistente social Amy Adelina.

IMG_6251
Presidente do CRESS/SE, Ana Paula Leite, homenageia a família de Amy Adelina, com a entrega de um boque de flores aos filhos de Amy, Marta, Silas e Mirim Faria

Categorias homenageadas

Dando continuidade à cerimônia, o cerimonial tratou de apresentar as categorias do prêmio.

In Memoriam – Maria José Menezes Santos

IMG_6256Durante a homenagem à assistente social Maria José Menezes Santos, sua amiga e colega de trabalho, a assistente social Maria Guadalupe Alves de Oliva – a qual, coincidentemente, é sobrinha de Amy Adelina – traçando o perfil de profissional competente, dedicada, justa e de coleguismo da homenageada. Afirmou que Maria José  amava o que fazia, trabalhando essencialmente na política de saúde, com experiências na Clínica São Marcelo, no Hospital João Alves Filho, no Programa Saúde da Família, no Bairro Coqueiral, última localidade onde exerceu a profissão, dedicando-se a projetos que mudariam a vida de centenas de pessoas daquela comunidade carente de atuação do poder público. Leu algumas falas de ex-colegas de trabalho de Maria José, que reafirmavam o seu profissionalismo e dedicação ao que fazia e informou ainda que já há estudos para que uma unidade pública de saúde leve o nome da assistente social Maria José Menezes Santos, pela sua marcante atuação na comunidade do Coqueiral.

Visivelmente emocionados, os familiares de Maria José estiveram presentes à cerimônia de premiação. O esposo (Magnaldo Santos) e sua filha (Márcia Santos) de Maria José receberam o troféu Amy Adelina das mãos da conselheira Ingredi Palmieri, em homenagem à memória de sua esposa e mãe.

IMG_6258

 

“Ela deu a vida para honrar a sua profissão e defender os direitos da sociedade. Seu empenho era querer transformar os desiguais em iguais. Guardaremos o troféu com muito amor, como guardamos sua memória e agradecemos bastante a todos que fazem o CRESS/SE por este momento em nossas vidas”, afirmou bastante emocionado o senhor Magnaldo Santos, viúvo de Maria José.

Entidade Sindical – Sindijus

IMG_6261

Umas das entidades sindicais que mais trabalhou em articulação junto ao CRESS/SE e, sobretudo, junto ao Serviço Social, foi o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe (SINDIJUS). Neste meio tempo, foi lembrado que, durante todo o período da gestão do CRESS/SE “Unir Forças para Avançar nas Lutas” (2011/2014), o SINDIJUS e seus dirigentes estiveram ao lado dos assistentes sociais do TJSE, bem como dos demais trabalhadores do Poder Judiciário, da defesa de uma justiça mais democrática socialmente, além do apoio político, da cessão de espaços, debates francos e sempre cooperativo que demonstraram para potencializar as ações precípuas do Conselho na orientação e fiscalização do exercício profissional. Representando a entidade o diretor Plínio Pugliesi recebeu o troféu Amy Adelina das mãos da conselheira Ana Caroline Trindade e, em seu discurso, destacou as marcas desta parceria CRESS/SINDIJUS:

“O CRESS/SE sempre esteve ao lado do que é justo, da defesa de direitos, além de também defender um Poder Judiciário mais acessível aos cidadãos em Sergipe. Agradeço bastante por este reconhecimento e meu desejo é que possamos continuar a firmar articulações e alianças, nesta parceira, na defesa do Serviço Social, das políticas públicas, para ajudarmos a construir uma sociedade sem opressão e com mais igualdade”, salientou Plínio Pugliesi.

Mídia – Magna Santana

IMG_6266A homenageada desta categoria foi a jornalista e radialista Magna Santana que, conforme foi registrado, apesar de não ter exercido a profissão, também chegou a formar-se em Serviço Social. Magna Santana recebeu este prêmio pelo seu trabalho junto às rádios sergipanas, por ser uma das poucas mulheres e uma das que possuem maior tempo de atuação nesta área, atuando de forma bastante profissional, dedicando-se a uma comunicação mais democrática, abrindo o espaço para toda a sociedade, trabalhadores, usuários de políticas públicas, dando voz à sociedade sergipana por onde quer que passe. O troféu foi entregue pela presidente do CRESS/SE, a conselheira Ana Paula Leite.

“Receber essa homenagem é extraordinário e para mim foi uma grata surpresa. Enquanto jornalista, a minha formação no Serviço Social me deu uma base sólida para exercer o trabalho que tenho hoje. Sinto-me orgulhosa por essa homenagem e isso me serve como impulso para continuar o meu trabalho”, ressaltou Magna Santana, agradecendo ao CRESS/SE pela lembrança e homenagem.

Defesa dos Direitos – Euza Maria Gentil Missano Costa

IMG_6272A homenageada, que possui mais de duas décadas de atuação junto ao Ministério Público Estadual e que teve grande destaque na execução de seus trabalhos junto à promotoria especial de defesa de direitos na área da saúde, iniciada ano de 2008, a promotora Euza Missano teve o reconhecimento de seu trabalho, na defesa de direitos,  com a entrega do troféu Amy Adelina, pelo seu compromisso, profissionalismo e dedicação na cobrança de ações do poder público pelos direitos do cidadão no atendimento à saúde, movendo ações judiciais em favor da sociedade sergipana, contra as Fundações Estaduais de Saúde, na ampliação de direitos à população usuária. O troféu Amy Adelina foi entregue à promotora Euza Missano pela conselheira Flávia Augusta Santos de Melo Lopes. Em seu pronunciamento, a homenageada lembrou aos presentes que conheceu a professora Amy Adelina, tendo relação próxima de amizade com Amy e sua família.

“Esse troféu tem um gosto especial para mim já que tive profundo contato com Amy Adelina. Através dela recebi lições de vida, já que era um desses espíritos iluminados. Amy trabalhava ao se posicionar no lugar do outro e pude ver nela exemplos de generosidade e bondade. Meu trabalho tem muito desta influência que obtive deste convívio com Amy. Então, o Ministério Público, para mim, é o Ministério de servir ao povo. Sinto-me muito lisonjeada com esse troféu”, afirmou Euza Missano.

Representação junto ao CRESS/SE – Luzijan Aragão de Almeida

IMG_6279A homenageada desta categoria foi a assistente social Luzijan de Almeida, a qual possui um histórico de atuação na defesa dos direitos da criança de do adolescente, com especializações na área e com atuação profissional em entidades de acolhimento e defesa de direitos. Desde o ano de 2012 a homenageada vem representando o CRESS/SE junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-SE), demonstrando todo o seu profissionalismo, compromisso e dedicação em um espaço de controle social, na defesa de direitos das crianças e adolescentes de Sergipe, atuando com base nos princípios defendidos pelo Conjunto CFESS/CRESS.  Por esta atuação de destaque, Luzijan Almeida recebeu das mãos do conselheiro e coordenador da Comissão de Políticas Públicas e Controle Social, Júlio César Lopes. Em seu discurso, Luzijan destacou:

“O troféu é como um oxigênio para continuar na luta e militância pelos direitos de crianças e adolescentes. Esse reconhecimento é, de fato, a certeza de que estamos no caminho certo”, disse emocionada a assistente social homenageada.

Destaque Exercício Profissional – Maria Teresa Leite Lisboa

IMG_6284Foi trabalhando durante mais de 30 anos na área da Saúde que Maria Teresa Leite Lisboa conquistou notoriedade e reconhecimento da sociedade sergipana, principalmente em sua atuação junto ao Hemocentro de Sergipe (Hemose). A homenageada possui grande participação nas campanhas de captação de sangue no estado, já tendo seu trabalho reconhecido por outras entidades. Teresa Lisboa recebeu o troféu Amy Adelina das mãos da assessora do CRESS/SE, Ana Patrícia Noia.

“Diante de tantos bons profissionais, é uma honra receber esse troféu. Tenho uma missão muito forte no Hemose. Acredito que lido com uma área muito delicada e nela, construir o foco necessário para atender àqueles que precisam de assistência nesse setor é uma grande missão. Agradeço à equipe do Hemocentro e também a todos os doadores de sangue, a quem dedico este meu troféu”, declarou Teresa Lisboa.

Destaque formação profissional – Maria Elisa da Cruz

IMG_6289Reconhecida por sua maneira de atuar, a assistente social e professora aposentada Maria Elisa da Cruz recebeu o troféu Amy Adelina pelo seu empenho na formação profissional de grande número de assistentes sociais sergipanos. “Sempre amei o que fiz e é por amar que trabalhei diariamente para contribuir com o Serviço Social e com a formação de tantos profissionais da área ao longo dos anos de atuação. Durante minha trajetória profissional, posso dizer que busquei sempre construir e atuar de maneira coletiva e espero continuar firme na luta pela inserção dos excluídos”, afirmou. A professora Elisa Cruz recebeu o troféu Amy Adelina das mãos da conselheira Evelyn Nunes.

 

 

IMG_6300Ao final da entrega dos troféus aos homenageados da noite, o CRESS/SE concluiu as homenagens com o reconhecimento o trabalho de uma das mais antigas funcionárias do Conselho, a assistente social e agente fiscal Lilian Silva, que, a mais de duas décadas, atua no regional sergipano. O CRESS/SE conferiu à agente fiscal uma placa comemorativa aos seus 20 anos, lida e entregue pela conselheira e coordenadora da COFI, Flávia Augusta de Melo Lopes e um boque de flores, entregue pela presidente do CRESS/SE, Ana Paula Leite.

 

 

IMG_6315

Após as congratulações, os homenageados posaram para foto junto com membros da gestão do CRESS/SE e, em seguida, foi oferecido pelo Conselho um coquetel aos homenageados e aos demais convidados presentes.

O Conselho Regional de Serviço Social da 18ª Região de Sergipe, em sua gestão “Unir Forças para Avançar nas Lutas” (2011/2014) se orgulha de ter criado este prêmio e parabeniza a todos as pessoas e entidades homenageadas.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br