Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Dia Nacional da Luta Antimanicomial: Liberdade terapêutica e fortalecimento do SUS e dos CAPS

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Luta-Antimanicomial-okO CRESS Sergipe saúda todos os militantes que lutam em defesa da reforma psiquiátrica no Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

A concepção de isolar os indivíduos que estão à margem dos padrões sociais está enraizada na estrutura social do nosso país. Portanto, defender a liberdade, a autonomia e a dignidade das pessoas com transtornos mentais não é tarefa fácil, sobretudo no contexto atual, de constantes ameaças e retrocessos no campo dos direitos humanos e sociais. Neste cenário, a sociedade é chamada a ficar atenta à possibilidade de perdas das conquistas e a lutar para legitimar e consolidar os avanços já obtidos.

Neste sentido, os profissionais do Serviço Social têm um compromisso com a política de saúde mental, uma vez que o Código de Ética dos Assistentes Sociais é balizado pela defesa intransigente dos Direitos Humanos e pela necessidade de ações que oportunizem o desenvolvimento da autonomia, dos direitos e da cidadania dos usuários da política de saúde mental.

Como entidades representativas da categoria, o Conjunto CFESS-CRESS tem um compromisso histórico com a luta pela reforma psiquiátrica e com movimento antimanicomial, sempre numa perspectiva de ampliar a autonomia e os direitos dos usuários da política de saúde mental, reforçando a concepção de que o indivíduo que sofre de transtorno mental seja visto como sujeito de direitos, com direito fundamental à liberdade, à dignidade, à convivência familiar e comunitária, e a receber tratamento adequado sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Garantir estes direitos passa pela noção de liberdade terapêutica, mas perpassa também pela reestruturação da rede de atenção à saúde mental, fortalecimento do SUS e dos CAPS como referência para o tratamento dos transtornos mentais e pela garantia de condições de trabalhos dignas e pela valorização dos profissionais que atuam na política de saúde mental. 

 

Saúde não se vende, loucura não se prende!

Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região – Sergipe

Gestão ousar, lutar, avançar!

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br