Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Fórum de trabalhadores do SUAS é lançado em Aracaju

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

IMG-20160131-WA0015Aracaju ganhou uma nova articulação de trabalhadores. Trata-se do Fórum Municipal de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (FMTSUAS), que foi lançado oficialmente neste sábado, 30, na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Bastante representativa, a plenária de lançamento reuniu dezenas de trabalhadores entre assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais,que se somaram à luta do fórum.

 

Durante a plenária, foram aprovados o Regimento Interno e a Carta de Princípios do FMTSUAS. Também foi eleita a Coordenação Executiva do fórum, formada integralmente por trabalhadores do SUAS. “O momento foi de vitória para a mobilização dos trabalhadores da assistência social. A realização da Plenária trouxe novo fôlego para as mobilizações, tanto dos trabalhadores públicos como dos trabalhadores das entidades socioassistenciais conveniadas”, destacou a assistente social da Prefeitura de Aracaju, Caroline Trindade.

A plenária começou com uma análise de conjuntura realizada pela presidente do CRESS/SE e assistente social do município de Nossa Senhora da Glória, Itanamara Guedes, que destacou a conjuntura de crise internacional do capital e seus rebatimentos no cotidiano da classe trabalhadora. Os diretores do Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe (Sindasse), Ygor Machado e Maisa Aguiar analisaram a conjuntura local e pontuaram os desafios que vêm enfrentando com a gestão de João Alves Filho na Prefeitura de Aracaju. Itanamara apontou ainda alguns aspectos do cenário local, em que Estado e diversos municípios se utilizam do argumento da crise para atrasar e parcelar salários dos servidores.

A conjuntura que estamos vivendo é muito difícil: crescimento do conservadorismo, ameaça direta aos direitos dos trabalhadores, precarização dos serviços públicos e ameaça às políticas públicas, com a ampliação da terceirização. Este cenário nos impõe a necessidade de luta constante, prioritariamente para não permitir nenhum retrocesso nos direitos já conquistados, mas também para avançar na valorização dos trabalhadores e na consolidação do SUAS. Neste sentido, o FMTSUAS se constitui um importante espaço de aglutinação e de fortalecimento da identidade dos trabalhadores do SUAS”, resumiu a presidente do CRESS/SE, Itanamara Guedes.

A próxima reunião da Coordenação Executiva do Fórum será realizada dia 20 de fevereiro, Sábado, às 9h, na sede do CRESS/SE, localizada na rua Dom José Thomaz, 683. O Encontro será aberto para os trabalhadores do SUAS Aracaju.

Entenda o FMTSUAS

o FMTSUAS foi inicialmente formado pelo Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região – Sergipe (CRESS/SE), Sindicato dos Assistentes Social de Sergipe (Sindasse), Conselho Regional de Psicologia (CRP) e Sindicato dos Psicólogos de Sergipe (Sindipsi). O Fórum é um espaço plural, com participação de trabalhadores e entidades de classe. Seus principais objetivos são lutar pela valorização dos profissionais que atuam no SUAS e pelo fortalecimento das políticas sociais no município de Aracaju.

A deliberação de criar o fórum se deu durante a plenária de trabalhadores realizada em plena Conferência Municipal de Assistência Social de Aracaju, em agosto do ano passado. A proposta é que o FMTSUAS inspire outros municípios e instâncias, de modo que outros espaços similares sejam instituídos.

 

 

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br